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Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre as empresas portuguesas no comércio internacional.

As empresas portuguesas no comércio internacional

Como se caracterizam as empresas exportadoras portuguesas? Quais as principais barreiras institucionais que enfrentam na sua atividade? Encontra a resposta a estas e outras questões neste estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
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Estudo As empresas portuguesas no comércio internacional, da Fundação Francisco Manuel dos Santos
As empresas portuguesas no comércio internacional

O comércio internacional desempenha um papel central na economia portuguesa, tendo as exportações e importações representado, respetivamente, cerca de 44% e 43% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018. O peso das trocas comerciais no conjunto da atividade económica portuguesa tem aumentado consistentemente desde os anos 1960, e subiu marcadamente na última década. Esta evolução tem contribuído para o crescimento económico e para a correção dos graves desequilíbrios macroeconómicos que conduziram ao Programa de Assistência Económica e Financeira de 2011-2014. Os desenvolvimentos das duas últimas décadas correspondem a uma adaptação progressiva das empresas nacionais às novas realidades do comércio internacional.

Este estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos procura compreender a realidade destas empresas, identificando:

 

  • as características das empresas exportadoras portuguesas
  • que tipo de bens e serviços exportam
  • quais têm melhor desempenho
  • quanto pagam aos seus colaboradores
  • que dificuldades e obstáculos enfrentam.


Com este estudo, a Fundação Francisco Manuel dos Santos procura dar ao público interessado um conhecimento mais aprofundado sobre este aspeto cada vez mais importante da economia portuguesa, e assim contribuir para um debate mais informado acerca das políticas públicas para o setor exportador da economia portuguesa.

No conjunto dos exportadores de serviços não turísticos, o grupo dos 1% maiores representa 59% do valor exportado total, enquanto o grupo dos 10% maiores representa 86% das exportações totais. Esta concentração do comércio é visível não só entre empresas, mas também nos tipos de serviços e nos mercados explorados por cada empresa. Tal concentração tem como consequência uma maior exposição a riscos idiossincráticos de empresas, serviços ou países parceiros.
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Vídeo de apresentação do estudo
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Apresentação e debate do estudo
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Estudo As empresas portuguesas no comércio internacional, da Fundação Francisco Manuel dos Santos
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