Neil Lawrence ao vivo: Inteligência Artificial, não é assim tão simples
Neil Lawrence, professor catedrático da Universidade de Cambridge falará sobre os desafios da relação entre homens e máquinas no programa «Isto não é assim tão simples» e dará a conhecer o seu novo livro, «Humano, Demasiado Humano: o que nos torna únicos na era da Inteligência Artificial?».
O evento está esgotado.
A entrevista e o debate são conduzidos em inglês, com tradução simultânea.
O conceituado especialista em Inteligência Artificial é o convidado desta edição do programa «Isto não é assim tão simples».
Com mais de 25 anos de experiência em investigação e desenvolvimento de projetos de machine learning, Neil Lawrence vai discutir o futuro da relação entre o Homem e as tecnologias que estão a revolucionar e a moldar o mundo.
O professor catedrático da Universidade de Cambridge vai analisar o poder que a Inteligência Artificial já está a dar a alguns humanos, nomeadamente a Elon Musk, Mark Zuckerberg e Jeff Bezos, e avaliar os riscos de caírmos numa «tecno-oligarquia» pelas mãos destes gigantes tecnológicos.
Numa altura marcada por conflitos em vários pontos do globo e pela ameaça de uma guerra nuclear, Neil Lawrence trará também a debate o papel da IA no deflagrar do botão nuclear: estaremos perto de uma realidade em que sejam as máquinas a decidir o lançamento de armas atómicas?
À entrevista, segue-se a apresentação do seu livro «Humano, Demasiado Humano: o que nos torna únicos na era da Inteligência Artificial» e uma sessão de autógrafos.
Nesta obra, o investigador esclarece o que representa a IA para a nossa identidade e, através da comparação das capacidades humanas com as das máquinas, aprofunda as origens técnicas, as capacidades e as limitações dos sistemas de inteligência artificial, propondo o modo como devem ser geridos.
A entrevista, conduzida em inglês, terá tradução simultânea.
Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa
Gonçalo Saraiva Matias, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Neil Lawrence, professor catedrático de machine learning na Universidade de Cambridge e investigador sénior do Alan Turing Institute.
Pedro Pinto, jornalista.
Helena Rafael, editora da Gradiva.
Neil Lawrence, professor catedrático de machine learning na Universidade de Cambridge e investigador sénior do Alan Turing Institute.
Bernardo Caldas, especialista em Inteligência Artificial e co-fundador da associação «Data Science for Social Good Portugal».
Marta Dhanis, jornalista.