A
A
24
Fev 2025
18h30
Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa
Debate

Neil Lawrence ao vivo: Inteligência Artificial, não é assim tão simples

Um dos maiores especialistas internacionais em Inteligência Artificial estará ao vivo em Portugal, a convite da Fundação.

Neil Lawrence, professor catedrático da Universidade de Cambridge falará sobre os desafios da relação entre homens e máquinas no programa «Isto não é assim tão simples» e dará a conhecer o seu novo livro, «Humano, Demasiado Humano: o que nos torna únicos na era da Inteligência Artificial?».

O evento está esgotado.

A entrevista e o debate são conduzidos em inglês, com tradução simultânea.

O conceituado especialista em Inteligência Artificial é o convidado desta edição do programa «Isto não é assim tão simples».

Com mais de 25 anos de experiência em investigação e desenvolvimento de projetos de machine learning, Neil Lawrence vai discutir o futuro da relação entre o Homem e as tecnologias que estão a revolucionar e a moldar o mundo.

O professor catedrático da Universidade de Cambridge vai analisar o poder que a Inteligência Artificial já está a dar a alguns humanos, nomeadamente a Elon Musk, Mark Zuckerberg e Jeff Bezos, e avaliar os riscos de caírmos numa «tecno-oligarquia» pelas mãos destes gigantes tecnológicos.

Numa altura marcada por conflitos em vários pontos do globo e pela ameaça de uma guerra nuclear, Neil Lawrence trará também a debate o papel da IA no deflagrar do botão nuclear: estaremos perto de uma realidade em que sejam as máquinas a decidir o lançamento de armas atómicas?

À entrevista, segue-se a apresentação do seu livro «Humano, Demasiado Humano: o que nos torna únicos na era da Inteligência Artificial» e uma sessão de autógrafos.

Nesta obra, o investigador esclarece o que representa a IA para a nossa identidade e, através da comparação das capacidades humanas com as das máquinas, aprofunda as origens técnicas, as capacidades e as limitações dos sistemas de inteligência artificial, propondo o modo como devem ser geridos.

A entrevista, conduzida em inglês, terá tradução simultânea.

Inteligência Artificial não é assim tão simples
24
Fev 2025
17h30
Abertura de portas e welcome coffee

Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa

18h30
Abertura

Gonçalo Saraiva Matias, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

18h35
Inteligência Artificial não é assim tão simples

Neil Lawrence, professor catedrático de machine learning na Universidade de Cambridge e investigador sénior do Alan Turing Institute.

Pedro Pinto, jornalista.

19h15
Abertura da apresentação do livro

Helena Rafael, editora da Gradiva.

19h20
Apresentação do livro «Humano, Demasiado Humano: o que nos torna únicos na era da Inteligência Artificial»

Neil Lawrence, professor catedrático de machine learning na Universidade de Cambridge e investigador sénior do Alan Turing Institute.

Bernardo Caldas, especialista em Inteligência Artificial e co-fundador da associação «Data Science for Social Good Portugal».

Marta Dhanis, jornalista. 

20h00
Sessão de autógrafos com Neil Lawrence
20h30
Encerramento
Portuguese, Portugal