Será a corrupção um fenómeno endémico, impossível de eliminar? Um debate sobre o combate à corrupção em Portugal, através da visão do Ministério Público. Com o ex-procurador-geral da República José Cunha Rodrigues e o jornalista Luís Rosa, autor do livro «45 Anos de Combate à Corrupção». A moderação é da jornalista Catarina Carvalho.
Partindo do olhar e do percurso de três gerações de procuradores, o livro de Luís Rosa faz uma história, a partir do terreno, do combate à corrupção no país. A verdade é que se fala deste combate como se fosse uma guerra inglória – é arma de arremesso de partidos e movimentos, motiva a desconfiança nas instituições e o alheamento eleitoral.
Será mesmo assim? Será este fenómeno endémico, impossível de combater, quanto mais de eliminar? A visão de José Cunha Rodrigues raramente é divulgada desde que deixou a Procuradoria-Geral da República. Com este magistrado faremos uma viagem pelos principais processos de corrupção nos últimos 45 anos e pelas mudanças legislativas, para perceber onde tudo isso nos trouxe.
![Praça da Fundação, debates da Fundação Francisco Manuel dos Santos](/sites/default/files/styles/play_about_the_series/public/2022-08/praca_da_fundacao_ffms.jpg.webp?itok=ZvVWL_Vw)
Novos livros, novos debates. Um encontro de escritores e especialistas que trazem novos olhares sobre grandes temas.