Quais são os prós e os contras do fecho das escolas durante o confinamento? E que respostas e desafios enfrentam os professores no ensino a distância? Um debate com Paulo Guinote, autor do livro «Quando as Escolas Fecharam» e os professores José Morgado e Paulo Prudêncio. A moderação é da jornalista Catarina Carvalho.
O fecha/não fecha das escolas tornou-se um dos assuntos mais importantes desta pandemia. Polémico qb, abrangente sem dúvida. E não só em Portugal. Os prós e os contras do fecho das escolas, as aulas à distância, a pressão que isso coloca nos professores, pais e alunos é uma das principais linhas de discussão à volta das decisões de confinamento.
Muito se tem falado dos alunos: como vão recuperar do tempo perdido, como resolver a situação dos mais desfavorecidos na escola? Neste debate, o foco está nas questões que poucas vezes se colocam: os bastidores do ensino. Que papel têm os professores, eixo central dessa nova vida de ensino a distância. Como se prepararam? O que falhou ou não no planeamento, ou na boa vontade que sobra. E para que ensino caminhamos se esta situação se eternizar?

Novos livros, novos debates. Um encontro de escritores e especialistas que trazem novos olhares sobre grandes temas.