Os efeitos das alterações climáticas revelam-se nos grandes fogos ou nas cheias que assolam o planeta «Aumentámos a temperatura da terra em mais de 1º Celsius. Foi o suficiente para causar alterações extraordinárias», explica o ambientalista norte-americano Bill McKibben.
«Deixar de usar carvão, gás e petróleo vai ser, provavelmente, a maior tarefa realizada pelos seres humanos», defende nesta entrevista, onde se debruça sobre o estado de saúde atual do planeta.
McKibben debruça-se também sobre o papel de governos e empresas privadas no combate às mudanças climáticas e suas consequências, e analisa o que potências como China e Estados Unidos estão – e não estão - a fazer para lidar com esses desafios.
Examina ainda como o poder de lobbying dos grupos de interesse da indústria de combustíveis fósseis tem agravado a crise climática.
«Isto não é assim tão simples» traz-lhe grandes temas da actualidade, simplificados por grandes especialistas.
Porque num tempo de informação vertiginosa, às vezes, é preciso parar para perceber. Porque nem tudo é assim tão simples.
Grandes temas, grandes nomes num novo programa dedicado a entrevistas com personalidades internacionais ligadas à política, economia e sociedade. Conduzidas pelo jornalista Pedro Pinto, estas conversas, com convidados especiais, querem simplificar e ajudar a desmistificar alguns dos temas mais importantes da atualidade. Todos os meses, no site da Fundação.