«Existe uma clara Guerra Fria entre os EUA e a China, mas distingue-se daquela entre os EUA e a União Soviética e é «bem mais perigosa». O alerta é dado por Anil Gupta, o reconhecido perito em globalização, mercados emergentes e inovação, que garante que a China não é, em termos económicos, um «pigmeu» como era a potência soviética em comparação com o «gigante» americano.
Analisando a que considera ser «a maior questão geopolítica da atualidade», o especialista defende que a «China é uma potência tecnológica, industrial, económica e militar», lembrando que a relação com o EUA «não está realmente a melhorar».
Além do embate entre superpotências, Anil Gupta afirma que «o crescimento dos mercados emergentes» também tem alimentado tensões geopolíticas.
Se em 2000, eram 20 as economias emergentes hoje o seu número mais do que duplicou. E o crescimento destas economias deverá manter-se estável nos próximos anos, realça o especialista. Isto significa que os mercados emergentes – o da China e da Índia, mas também o da Indonésia, do Brasil e da Nigéria – estão a tornar-se «não só importantes em termos económicos como também em termos políticos».
Classificado pela «Thinkers50» como «um dos pensadores de gestão mais influentes do mundo», Anil Gupta recorda o risco associado às cadeias de abastecimento, que a pandemia já evidenciara. O caso dos equipamentos médicos usados nos EUA é paradigmático. Nos últimos 20 anos a maioria das luvas usadas pelos cirurgiões norte-americanos veio da china. «No caso de um conflito com a China, «quererão os EUA ficar dependentes de um artigo tão simples?».
Outro dos aspetos positivos trazidos pela globalização é a tecnologia. Nesta entrevista, Gupta considera que «a inteligência artificial é a tecnologia mais poderosa que a Humanidade já inventou».
Mas lembra os riscos que lhe estão associados a longo prazo. «Daqui a 50 anos a IA irá tratar os humanos como nós hoje tratamentos as formigas?».
Entrevista ao «London Speaker Bureau»
Entrevista «Leading Authorities International»
Entrevista ao podcast «The CrossroadTimes»
Grandes temas, grandes nomes num novo programa dedicado a entrevistas com personalidades internacionais ligadas à política, economia e sociedade. Conduzidas pelo jornalista Pedro Pinto, estas conversas, com convidados especiais, querem simplificar e ajudar a desmistificar alguns dos temas mais importantes da atualidade. Todos os meses, no site da Fundação.