Pagamos?
Não pagamos?
Recebemos de volta?
Deveríamos pagar de outra forma?
É caso para se dizer que, no que toca ao tema das propinas (que tem estado bastante ‘quente’), nem sim, nem não; e que também não se vai aqui recomendar o tão famoso ‘nim’.
Provocado por Hugo van der Ding, o economista Hugo Figueiredo vai debruçar-se sobre o custo-benefício das políticas públicas. Vai olhar para a realidade do Ensino Superior português, explicar as implicações das diferentes políticas de propinas e dar exemplos mais ou menos bem-sucedidos de países como os Estados Unidos ou o Reino Unido.
Pelo caminho, ficará a conhecer outros casos em que as políticas públicas se revelaram um sucesso, e compreenderá que, tal como em tudo na vida, também aqui, simplificar é uma das palavras de ordem.
Vale a pena investir recursos públicos no ensino superior?:
Deming, D. J. (2019). The economics of free college. Economics for Inclusive Prosperity Policy, Brief, 14.
Nathaniel Hendren, Ben Sprung-Keyser, A Unified Welfare Analysis of Government Policies, The Quarterly Journal of Economics, Volume 135, Issue 3, August 2020, Pages 1209–1318,
Os efeitos de eliminar propinas:
Denny, K. (2014). The effect of abolishing university tuition costs: Evidence from Ireland. Labour Economics, 26, 26-33.
Nguyen, H. (2019). Free tuition and college enrollment: Evidence from New York’s Excelsior program. Education Economics, 27(6), 573-587.
Nguyen, H. (2020). Free college? Assessing enrollment responses to the Tennessee Promise program. Labour Economics, 66, 101882.
Uma alternativa melhor?:
Sarrico, C. (2023). Propinas no Ensino Superior: estude agora, pague depois. Observador.
Peralta, S. (2020). Menos 200 euros de propina não ajuda os pobres. Público.
Peralta, S. (2019). Empréstimos para estudantes: Help me, Obi-Wan Kenobi. És a minha única esperança! Público.
A experiência de outros países:
Murphy, R., Scott-Clayton, J., & Wyness, G. (2019). The end of free college in England:Implications for enrolments, equity, and quality. Economics of Education Review, 71, 7-22.
Solis, A. (2017). Credit access and college enrollment. Journal of Political Economy, 125(2), 562-622.
Barreiras de Acesso ao Ensino Superior e Desenho de Políticas
Burland, E., Dynarski, S., Michelmore, K., Owen, S., & Raghuraman, S. (2023). The power of certainty: Experimental evidence on the effective design of free tuition programs. American Economic Review: Insights, 5(3), 293-310.
Dynarski, S., Libassi, C. J., Michelmore, K., & Owen, S. (2018). Closing the gap: The effect of a targeted, tuition-free promise on college choices of high-achieving, low-income students (No. w25349). National Bureau of Economic Research.
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