«Não há limites!»
«É tudo uma questão de força de vontade.»
«Pensa positivo e vais atrair coisas positivas.»
«Acredita e vais conseguir.»
«Não fiques triste, olha que ainda ficas deprimido.»
Quantas vezes já ouvimos ou lemos estas frases? O pensamento positivo, o pensamento mágico e a lei da atração invadiram o nosso mundo.
Neste episódio, Ana Moniz, a nova especialista do [IN] Pertinente Sociedade, explica como esta sensação de termos controlo sobre tudo pode virar-se contra nós.
A psicóloga da área cognitivo-comportamental e psicoterapeuta desvenda as razões pelas quais considera esta positividade (tóxica) perigosa perante problemas tão complexos quanto a ansiedade, a depressão ou, sequer, a simples tristeza.
Questionada por Hugo van Der Ding, a especialista alerta para a importância de não reprimir emoções difíceis, já que são essenciais para o crescimento individual.
É que, ao contrário do que nos fazem crer, as ‘frases inspiracionais’ são tudo menos empáticas, e desencadeiam todo um processo de culpabilização por não sermos capazes de estar sempre felizes, positivos e alegres. Autorize-se a ser menos positivo, a não estar sempre contente e a aceitar que falhou: afinal, isso, sim, é o que pode fazer evoluir.
Livros
Carlo Strenger, O medo da insignificância - Como dar sentido às nossas vidas no Século XXI (Lua de Papel, 2012)
Barbara Ehrenreich, «Smile or Die - How Positive Thinking Fooled America and the World» (Granta Publications, 2021)
Brent Brown, «Daring Greatly - How Courage to be Vulnerable Transforms the Way We Live, Love, Parent and Lead» (Avery, 2015)
Susan David, «Emotional Agility» (Avery, 2016)
David Dias Neto, A Cura pelo Diálogo (Edições Sílabo, 2022)
Amy C. Edmondson, «The Fearless Organization» (Wiley, 2018)
Links úteis
Discurso de Amy Edmondson, baseado no livro «The Fearless Organization», durante a HR CONGRESS WORLD SUMMIT
4 comunicadores, 4 especialistas, 4 temas - Economia, Sociedade, Política e Ciência -, todas as semanas no [IN]Pertinente.
[IN]Pertinente: um confronto bem disposto entre a curiosidade e o saber. Porque quando há factos, há argumentos.
[IN]Pertinente é um podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos que pretende dar respostas às perguntas de todos, contribuindo para uma sociedade mais informada.