Escolas para o século XXI
A educação é um dos principais motores do desenvolvimento social e económico das sociedades. A escola, que sempre foi pensada para preparar os jovens para os desafios do futuro, enfrenta agora a dificuldade de antecipar quais serão esses desafios, sabendo-se que estes serão, certamente, em quase tudo, diferentes dos do passado. A evolução das sociedades industriais para sociedades do conhecimento e, hoje e em alguns casos, para sociedades de criatividade, tem levado, nas últimas décadas, os países mais desenvolvidos a promover reformas nos seus sistemas de ensino, com vista a oferecer a pais e alunos uma maior diversidade de ofertas educativas.
Neste estudo, da autoria de Alexandre Homem Cristo, são apresentados estes novos modelos de escola em vários países (EUA, Suécia, Inglaterra, Holanda, e Dinamarca), abordando questões como:
- o modo como se enquadram nos respetivos sistemas de ensino
- exemplos de escolas onde metodologias inovadoras foram postas em prática
- os modelos de financiamento dessas escolas
- os efeitos que tiveram no desempenho escolar dos seus alunos
- os efeitos que tiveram na segregação social, étnica e académica nas comunidades em que se inserem
- os efeitos que tiveram nos respetivos sistemas educativos.
Com este estudo, a Fundação Francisco Manuel dos Santos procura, em primeiro lugar, esclarecer o leitor sobre a multiplicidade de opções e alternativas para a educação das crianças e dos jovens pelo mundo no ensino não superior; em segundo lugar, procura incentivar a reflexão acerca destes modelos de organização do ensino e novos modelos de escolas, de modo que abra linhas com interesse para reflexão e a investigação futuras, não para sugerir que Portugal deva corrigir os problemas do seu sistema simplesmente importando as fórmulas de sucesso dos outros, mas para trazer para o debate público sobre a Educação em Portugal um conhecimento mais aprofundado sobre algumas das possíveis soluções para os problemas que enfrenta.