Ao longo de todo o ano – Partida para Angola de unidades da Armada devido à instabilidade no território. O subsecretário de Estado da Aeronáutica e o chefe do Estado-maior da Força Aérea decidem-se pelo envio para Angola das primeiras Forças Aéreas. É criada a Base Aérea n.º 9, como base aérea central, em Luanda, e o Aeródromo-Base n.º 3, como base aérea de setor, no Negaje.
O senador norte-americano John F. Kennedy anuncia a sua candidatura à nomeação presidencial do Partido Democrático. A 13 de julho, depois de vencer as primárias, é escolhido oficialmente como candidato democrata à presidência dos EUA.
Álvaro Cunhal e outros nove militantes do Partido Comunista Português (PCP) fogem do Forte de Peniche, contando com a cumplicidade de um agente da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Directiva do chefe do Estado-maior General das Forças Armadas (CEMGFA) que altera os objectivos estratégicos da Defesa Nacional, antecipando uma eventual guerra no Ultramar.
Criação, em Caracas, do Directório Revolucionário Ibérico de Libertação (DRIL), juntando elementos do Movimento Nacional Independente (MNI), presidido por Humberto Delgado e tendo Henrique Galvão como seu representante, e da União dos Combatentes Ibéricos. Henrique Galvão seria o chefe operacional da fação portuguesa e Jorge de Sottomayor o chefe do grupo de exilados espanhóis.
O Presidente Charles de Gaulle exonera Jacques Massu, o comandante-chefe das tropas francesas na Argélia, após declarações contrárias à via negocial intentada pelo Governo francês.