A
A
Cristina Oliveira
Cristina Oliveira
Conteúdos
Bio
É sub-diretora, desde 2019, do centro de operações científicas do telescópio espacial Nancy Grace Roman no Space Telescope Science Institute, em Baltimore, EUA. O telescópio espacial Nancy Grace Roman é uma missão da NASA que será lançada em 2026 para estudar energia negra, matéria negra e detetar exoplanetas.
Formada em Engenharia Física na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tem um mestrado em Física na American University (em Washington) e um doutoramento em Astrofísica, na The Johns Hopkins University (Baltimore). Durante o doutoramento, trabalhou com o telescópio FUSE (Far Ultraviolet Spectroscopic Explorer), na primeira missão da NASA a ser desenvolvida e operada por uma universidade.
Em 2007, começou a trabalhar num dos instrumentos em desenvolvimento para o telescópio especial Hubble, o Cosmic Origins Spectrograph (COS). Trabalhou durante vários anos como cientista de instrumentos no espetrógrafo do Hubble (Cosmic Origins Spectrograph e Space Telescope Imaging Spectrograph) onde foi responsável por vários aspetos de calibração. Em 2013 tornou-se líder da equipa responsável for estes instrumentos.

Última atualização: outubro de 2021