A
A
5 Leituras #3, por José Milhazes: De Lenine e a 1.ª República portuguesa a Putin e Trump

5 Leituras #3, por José Milhazes: De Lenine e a 1.ª República portuguesa a Putin e Trump

Sugestões de leitura de José Milhazes, o autor de «Rússia e Europa: uma parte do todo». Terceiro artigo da rubrica «5 Leituras» da FFMS.
2 min
Terceiro artigo da rubrica «5 Leituras», em que um autor da Fundação sugere a leitura de cinco artigos publicados na internet, em língua portuguesa ou inglesa. Desta vez publicamos as sugestões de José Milhazes, o autor do ensaio «Rússia e Europa: uma parte do todo».

 

A Rússia e nós
Artigo de Filipe Ribeiro de Meneses para o Expresso
(Em língua portuguesa)

Portugal e a Rússia situam-se nos extremos da Europa, mas viveram situações de instabilidade devido à Grande Guerra que assolou a Europa.  João Chagas, ministro português em Paris, considerava que a Revolução na Rússia vinha confirmar a justiça da participação de Portugal na guerra.

February Revolution of 1917: Good Intentions, Tragic Fates?
Análise de Dmitry Babich para Sputniknews
(Em língua inglesa)

Os russos procuram saber o que levou o seu país a ser palco de duas revoluções sucessivas com vectores políticos opostos. E analisam, à luz de novos documentos, as causas e consequências desses tumultos pessoais e os seus reflexos no país actual.

“The Russian idea”, de Nicolas Berdyaev
(Em língua inglesa)

Esta é uma obra de um dos maiores pensadores russos do século XX. Foi publicada em Paris em 1946, mas nada perdeu em actualidade. Tenta analisar o passado do seu país e conclui, entre outras coisas, que “o comunismo é como uma depravação da ideia messiânica russa”.

If Moscow tried to influence the U.S. election, things aren’t going as planned
Artigo de Andrew Roth para The Washington Post
(Em língua inglesa)

Muitos eram os que esperavam uma longa e produtiva “lua-de-mel” entre Donald Trump e Vladimir Putin, dirigentes dos Estados Unidos e da Rússia, mas, pelos vistos, não iremos sequer assistir ao casamento.

“Lenine no Comboio”, livro de Catherine Merridale
(Em língua portuguesa)

Ao mesmo tempo que percorre o mesmo percurso que Vladimir Lenine fez com o apoio dos alemães em 1917, a historiadora dá-nos uma visão multifacetada do meio onde nasceu a revolução comunista de 1917. Para muitos, Lenine era um louco, mas mostrou ser um excelente táctico e vencer. Um exemplo acabado de populismo político: prometer e não cumprir.

José Milhazes é autor de «Rússia e Europa: uma parte do todo», um ensaio publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor.

Portuguese, Portugal