Que idade tem o Universo? Como nasceu? Como vai acabar? Porque é que estamos aqui? O que são buracos negros e o que fazem? Nesta entrevista «Isto Não é Assim Tão Simples», o astrofísico Vítor Cardoso explica como hoje grande parte daquilo que achávamos ser ficção científica «é agora Ciência».
«Nas últimas três décadas aprendemos que o universo está em expansão, cada vez mais rapidamente, e hoje sabemos a que ritmo. (…) Vimos buracos negros, sinais de planetas semelhantes à terra. Sabemos hoje que as viagens espaciais são possíveis e que tipo de tecnologia precisamos para as realizar», adianta, nesta entrevista moderada pelo jornalista Pedro Pinto.
«Isto não é assim tão simples» traz-lhe grandes temas da actualidade, simplificados por grandes especialistas.
Porque num tempo de informação vertiginosa, às vezes, é preciso parar para perceber. Porque nem tudo é assim tão simples.
Grandes temas, grandes nomes num novo programa dedicado a entrevistas com personalidades internacionais ligadas à política, economia e sociedade. Conduzidas pelo jornalista Pedro Pinto, estas conversas, com convidados especiais, querem simplificar e ajudar a desmistificar alguns dos temas mais importantes da atualidade. Todos os meses, no site da Fundação.