Que diferenças existem entre a esquerda e a direita?
Que importância têm a família, o contexto social e escolar, na formação de uma preferência política?
É verdade que somos mais de esquerda quanto mais novos somos, e aproximamo-nos da direita à medida que ficamos mais velhos?
Vai ouvir falar de caviar e de mortadela, de vestidos pretos e de muitos tons de cinzento; acredite ou não, tudo isto está relacionado com o tema deste episódio: como crescemos dentro de uma preferência política e nos mantemos por lá, ou a abandonamos, nem que seja ‘por momentos’.
José Santana Pereira e Ana Sofia Martins vão conversar sobre ‘esquerda’ e ‘direita’, trazer dados surpreendentes sobre diferenças geracionais, falar do desgaste daquelas etiquetas, e inclusivamente deixar conselhos aos pais que desejam dar ferramentas aos seus filhos para que desenvolvam espírito crítico e, quem sabe, se mantenham na preferência da família. Esteja a sua num dos lados, no outro, ou no espectro entre os dois, venha ouvir os factos que constroem melhores argumentos sobre este assunto.
4 comunicadores, 4 especialistas, 4 temas - Economia, Sociedade, Política e Ciência -, todas as semanas no [IN]Pertinente.
[IN]Pertinente: um confronto bem disposto entre a curiosidade e o saber. Porque quando há factos, há argumentos.
[IN]Pertinente é um podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos que pretende dar respostas às perguntas de todos, contribuindo para uma sociedade mais informada.