O mundo enfrenta um teste de esforço sem precedentes. E a forma como todos respondermos terá ramificações a nível global, com impactos económicos, sociais e políticos. Vamos viver numa sociedade muito diferente, após a pandemia da Covid-19?
Uma coisa é certa: a transição para o digital foi impulsionada de forma irreversível. Durante o confinamento, ficámos ainda mais dependentes da Internet. Das compras de bens essenciais às aulas online, das consultas à distância ao teletrabalho.
Contudo, só um terço da população ativa nacional exerce profissões com elevado potencial de trabalho remoto e 20% das famílias portuguesas não têm acesso a ligação de banda larga. Dados que permitem antecipar um crescimento das desigualdades no país.
Com o país parado, abril registou um aumento de 22% dos inscritos nos centros de emprego e uma quebra de 59% nas dormidas em alojamentos turísticos, segundo a Pordata.
Que setores e indústrias vão ser mais afetados pelo choque e quais poderão reinventar-se? Existem modelos de negócio sustentáveis num cenário de pandemia? Quais as profissões que vão ganhar importância e que competências exigem? As pessoas reorganizaram as suas prioridades temporariamente ou as mudanças de comportamento e consumo terão efeitos duradouros?
Neste episódio, debatemos os novos caminhos que se abrem para Portugal, a Europa e o mundo. Com entrevistas exclusivas ao filósofo e cineasta Bernard-Henri Lévy, à socióloga Saskia Sassen, ao engenheiro económico Olivier Scalabre e ao Diretor da Google em Portugal, Bernardo Correia. O ilustrador António Jorge Gonçalves fez uma interpretação dos temas debatidos neste episódio através de desenho digital em tempo real.
Miguel Poiares Maduro: "A Europa vem em nosso socorro"
Cristina Fonseca: “Em Portugal, o mindset de empreendedor ainda não é regra”
Pedro Brinca: “Dependendo das medidas de contenção, o impacto na economia pode ser devastador”
António Pinto Ribeiro: "O cultural no mundo que há-de vir"
Governo quer relançar economia com obras públicas. Economistas divididos
Retoma da economia traz novos desafios ao país
“Um plano Marshall está ao alcance da União Europeia”, afirma Miguel Poiares Maduro
Cristina Fonseca entre as mulheres tech mais influentes da Europa
Miguel Poiares Maduro: "A política está dominada pelo emocional e isso é perigoso"
Cristina Fonseca e Isabel Furtado distinguidas com o Prémio Dona Antónia
Debater os grandes temas que desafiam Portugal e o mundo, colocando frente a frente conceituados especialistas nacionais e/ou internacionais e uma plateia selecionada. É este o desafio do Fronteiras XXI, programa mensal da RTP3 que resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP.
Ao longo de 90 minutos, discutem-se temas que marcam a atualidade, mas também outros, menos mediáticos, que afetam o dia a dia dos portugueses para falar do presente a pensar no futuro.