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Literatura e ensino do Português - Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Literatura e Ensino do Português

Como é o ensino do Português nas escolas? Qual o papel do ensino da Literatura no ensino do Português? Como se poderá reforçar esse papel? Encontre a resposta a estas e outras questões neste estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, da autoria de José Cardoso Bernardes e Rui Afonso Mateus.
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Literatura e ensino do Português - Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos
Literatura e Ensino do Português

Nos últimos anos, o ensino do Português tem estado no centro de um intenso debate público. Entre as várias polémicas a que se tem assistido, encontra-se a que se gerou em torno do papel do ensino da Literatura no ensino da Língua Portuguesa, e da constatação de que os conteúdos literários estão a diminuir nos programas de Português em proveito de outros tipos de texto, e que mesmo aqueles que permanecem são esteticamente neutralizados, propondo-se, algumas vezes, o seu estudo como se fossem textos não-literários.

Os que protestam contra esta diminuição e aqueles que a defendem chegam a invocar o mesmo argumento: o de que é necessário defender uma escola inclusiva que garanta a todos as mesmas oportunidades. Para uns, a presença da literatura nos programas constitui fator de discriminação. Nessa medida, teimar em estudá-la significaria afastar mais alunos do sucesso educativo a que têm direito. Servindo-se da mesma base argumentativa, há, contudo, quem pense exatamente o contrário. Para estes, a literatura (e, desde logo, os livros centrais do cânone) constituem uma das mais elevadas realizações do espírito humano e devem ser considerados como património de todos. Nesse sentido, a sua presença na escola democrática inscreve-se no quadro da equidade social.

Com este estudo, a Fundação Francisco Manuel dos Santos procura identificar o merecido relevo da Literatura no Ensino do Português, bem como os métodos e objetivos que lhe devem estar associados, para que esse ensino tenha qualidade e sucesso. Para esse efeito, os seus autores debruçam-se sobre questões como:

 

  • as raízes da crise do ensino da Literatura nas escolas
  • a necessidade de se conquistar uma “nova legitimidade” para o ensino da Literatura, de forma a poder “reabilitá-lo”
  • as características de uma “nova cultura literária” que dê às Letras a importância que devem ter no ensino do Português.
A avaliação que incide sobre os conhecimentos literários deveria procurar a averiguação de capacidade de reação aos textos lidos, em vários níveis: conhecimentos linguísticos, histórico-literários, interartísticos, retórico-formais e ideológicos; e deveria valorizar, numa percentagem determinante, a destreza demonstrada no plano expressivo e na maturação do gosto e da sensibilidade.
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