A
A
estudo ética e política

Ética e integridade na política

A honestidade dos políticos é importante para a maioria dos eleitores? Uma atitude ética é vista do mesmo modo pelos políticos e pelos cidadãos? Este estudo inédito no país compara as opiniões de quem elege e de quem exerce cargos políticos.
2 min
Documentos
Estudo Ética e Integridade na política, da Fundação Francisco Manuel dos Santos
Ética e integridade na política

Os episódios de corrupção minam a credibilidade das principais instituições democráticas – partidos políticos, Parlamento, governo – e contribuem para a erosão da confiança dos cidadãos na democracia. A regulação da ética na vida pública torna-se, por isso, essencial. Este estudo, inédito no país, procura compreender como podemos melhorar a ética e a integridade na vida política.

Como?

A Investigação foi conduzida com base nos dados recolhidos em dois inquéritos interligados e complementares – um aos representantes políticos e outro à opinião pública.

Com que objetivo?

Ao longo do estudo, os autores procuram responder a quatro questões essenciais:

  • Os cidadãos e os políticos têm as mesmas expetativas sobre padrões éticos na política?
  • Até que ponto os políticos estão cientes do risco reputacional associado à má conduta ética no desempenho de funções?
  • Que medidas de autorregulação têm vindo a ser implementadas pelos partidos, parlamentos e governos para mitigar esses riscos?
  • Os cidadãos e os políticos avaliam do mesmo modo a eficácia dessas medidas de promoção da transparência e da integridade na política?

A qualidade da democracia depende, em grande medida, da existência de uma relação de confiança entre os cidadãos e os seus representantes políticos. Para obter o apoio e o voto dos eleitores, os políticos têm de assegurar que os cidadãos confiam neles e se sentem representados. Por sua vez, a confiança nos políticos e nas instituições políticas gera confiança no serviço público, no mercado e nas relações sociais em geral.

Foi o reconhecimento da importância desta relação de confiança que levou a Fundação Francisco Manuel dos Santos a avançar com este estudo.

video thumbnail
Debate sobre o novo estudo com os coordenadores da investigação Luís de Sousa e Susana Coroado, e os professores universitários e antigos governantes Miguel Poiares Maduro e António José Seguro.
video thumbnail
Conheça o vídeo infográfico do estudo
Acessos rápidos
Documentos
Estudo Ética e Integridade na política, da Fundação Francisco Manuel dos Santos