A
A
Rui Costa
Rui Costa
Conteúdos
Bio
Neurocientista português, é CEO e diretor do maior centro de pesquisa sobre o cérebro do mundo, o Zuckerman Mind Brain Behavior Institute, nos EUA. É professor na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Investiga a neurobiologia da ação na saúde e na doença. O seu laboratório utiliza abordagens da genética, da eletrofisiologia, da ótica e do comportamento para investigar os mecanismos que subjazem à ativação da ação e à aprendizagem da ação. As suas descobertas deram origem a novas hipóteses sobre os mecanismos subjacentes à criação de movimento e sobre as disfunções motoras na doença de Parkinson.
Formado na Universidade de Lisboa em 1996, iniciou no ano seguinte o programa GABBA (Graduate Program in Areas of Basic and Applied Biology), da Universidade do Porto. Fez os estudos de pós-doutoramento com Alcino Silva, na UCLA (Universidade da Califórnia, em Los Angeles) e depois o trabalho de pós-doutoramento com Miguel Nicolelis, na Universidade Duke.
Foi diretor da Champalimaud Research e diretor-adjunto e investigador do Programa Champalimaud de Neurociências. Em 2012, tornou-se international early career scientist no Howard Hughes Medical Institute e recebeu o prémio Young Investigator da Society for Neuroscience. É presidente do American-Portuguese Biomedical Research Fund.
Foi galardoado com a medalha Ariëns Kappers da Academia Real das Artes e Ciências dos Países Baixos e com o prémio U19 Brain Initiative Award (15,3 milhões de dólares para cinco anos). É membro da Academia Nacional de Medicina. É comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada (2014) e recebeu a medalha de prata do Ministério da Saúde português (2014).

Última atualização: novembro de 2021
Portuguese, Portugal