A
A
Ljubomir Stanisic
Ljubomir Stanisic
Conteúdos
Bio
Chef de cozinha natural de Sarajevo, Bósnia, está radicado em Portugal há duas décadas e é sócio do grupo 100 Maneiras, que integra dois restaurantes em Lisboa.
Durante a Guerra da Bósnia, foi “criança-soldado” e trabalhou numa padaria em Belgrado, para onde se refugiou. Chegou a Portugal aos 22 anos e aqui se tornou subchef no restaurante Fortaleza do Guincho.
Aos 26 anos, abriu o primeiro restaurante, 100 Maneiras Cascais, que funcionou até 2008. No ano seguinte, cria, no Bairro Alto, um novo conceito que aliava alta gastronomia e preços acessíveis. Em 2010, alarga o negócio ao espaço Bistro 100 Maneiras, no Chiado, considerado, em 2017, o “Melhor Restaurante do Mundo” pela revista Monocle. Dirige, desde o início deste ano, o novo 100 Maneiras em Lisboa, que une os sabores da cozinha portuguesa aos da Bósnia, num menu sem fronteiras. Foi chef consultor do restaurante Sem Porta, jurado do programa “Masterchef” da RTP e apresentador do “Pesadelo na Cozinha” da TVI.
Tem cinco livros publicados, entre os quais “Papa-quilómetros Europa”, que deu origem ao programa de televisão com o mesmo nome. Foi “Personalidade do Ano na Gastronomia” (Revista Vinhos, 2017) e recebeu um prémio da Academia Internacional de Gastronomia pelo livro “Papa-quilómetros: uma caminhada pela gastronomia portuguesa”, entre outros.
Portuguese, Portugal