A
A
António M. Feijó
António M. Feijó
Conteúdos
Bio
O vice-reitor da Universidade de Lisboa foi um dos promotores de um curso único em Portugal: a licenciatura em Estudos Gerais que, desde 2011, reúne temas de Artes, Letras e Ciências, permitindo aos alunos escolher as disciplinas que mais lhe interessam.
Formado em Estudos Anglo-Americanos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especializou-se em Literatura Inglesa e Americana, com um doutoramento na Universidade de Brown. Dá aulas no departamento de Estudos Anglísticos e no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras.
Nesta instituição, foi, ainda, diretor e presidente do Conselho Científico entre 2008 e 2013. A sua atividade profissional, de ensino e investigação, tem incidido sobre a Teoria da Literatura, o Modernismo europeu e norte-americano, a tradução de autores ingleses e norte-americanos e a dramaturgia de textos ingleses e portugueses.
Colabora com o Laboratório de Estudos Literários Avançados, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Nova de Lisboa.
É administrador não-executivo da Fundação Calouste Gulbenkian e presidente do Conselho Geral Independente da RTP.
Entre outros ensaios, publicou, em 2017, em coautoria com Miguel Tamen, “A Universidade como deve ser”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos.