5 Leituras #33: «O melhor documentário em Portugal sobre comboios e caminho-de-ferro»
Novo artigo da rubrica «5 Leituras», em que autores da Fundação sugerem a leitura de cinco artigos ou a visualização de vídeos publicados na internet, em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.
El corazón helado
De Almudena Grandes para El Cultural
(Em língua espanhola)
Teria dificuldade em responder à pergunta ‘qual o melhor livro da tua vida?’, mas este estaria seguramente no top 5, ou até no top 3, dos meus livros preferidos. El Corazón Helado é um romance que assenta alicerces na Guerra Civil espanhola e atravessa o século XX com inúmeras histórias ficcionadas, mas baseadas em factos. Estou de acordo com a autora quando diz que ‘é uma romance político, mas não panfletário; sentimental, mas não sentimentalóide’.
Aventar
Blogue
(Em língua portuguesa)
Expor ao vento. Arejar. Segurar pelas ventas. Farejar. Pressentir. Suspeitar. Chegar.
São eles que o dizem e eu estou de acordo. O blog Aventar é tudo isso e muito mais.
José Pacheco Pereira
Textos de opinião no Público
(Em língua portuguesa)
Pacheco Pereira dispensa apresentações. Pensei em sugerir a leitura do artigo mais recente ‘Os gnomos de Trump e o Senhor das Moscas”, mas alargo a proposta a todos os outros. Nem sempre estou de acordo, mas lava-me a alma ler textos bem fundamentados e sem a demagogia, superficialidade e populismo que por aí lavra em tantos opinion makers.
Les Loups Sont Entrés Dans Paris
Música de Serge Reggiani
(Em língua francesa)
Porque os lobos andam por aí. Disfarçados de populistas.
150 Anos dos Caminhos de Ferro em Portugal
Documentário de Paulo Costa para a RTP
(Em língua portuguesa)
O melhor documentário alguma vez feito em Portugal sobre os comboios e o caminho-de-ferro. Com o selo de qualidade de um grande profissional que é o Paulo Costa. Recomendo a todos os que gostam de comboios e até aos que não gostam (mas haverá quem não goste?...).
O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor.