"Assista a apresentação do estudo “A Ciência existe na educação pré-escolar, dos 3 aos 5 anos, em Portugal” seguido do debate que contou com a presença de Lúcia Santos, presidente da Associação de Profissionais da Educação de Infância, Filomena Gaspar, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação e Carlos Fiolhais.
Dia 21 de Outubro, às 17h30, no Instituto Camões, o ensino das Ciências nos jardins de infância estará em debate, com base na apresentação pública de um novo estudo da Fundação.
A Ciência existe na educação pré-escolar, dos 3 aos 5 anos, em Portugal? Quais são os conhecimentos, atitudes e competências valorizados na promoção da desejável literacia científica de crianças antes da idade escolar? Serão as nossas salas dos jardins de infância “amigas das ciências”? Apresentam-se os resultados de um estudo nacional em que se identificam as características de uma “sala amiga das ciências” e mostram-se boas práticas de promoção da literacia científica, apresentadas na forma de relatos de práticas. O estudo encontra-se disponível para download em baixo.
Com Lúcia Santos, presidente da APEI; Filomena Gaspar, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação, especialista em Educação de infância e educação familiar, e Carlos Fiolhais."
Todos os anos, um mês dedicado à Ciência e à Educação. Com entrevistas e debates com grandes figuras internacionais e nacionais, que trazem ao público as últimas investigações científicas e novidades na aprendizagem. Do universo, à biologia, do cérebro à alimentação, passando pela leitura ou pela capacidade da memória.