A
A
Imagem de «Melhores Teses de Mestrado Economia e Gestão 2022»

As melhores teses de Economia e Gestão 2022

Qual é o impacto do salário mínimo na distribuição salarial em Portugal? Porque continuam as mulheres subrepresentadas nas posições de topo, apesar de serem já metade da população empregada? Encontre a resposta a estas e outras questões neste conjunto das melhores teses de mestrado em Economia e Gestão defendidas entre 2020 e 2022.
3 min
Documentos
Imagem de capa das «Melhores Teses de Economia e Gestão 2022»
As melhores teses de Economia e Gestão 2022

Neste livro, a quarta edição de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e o Banco de Portugal, apresentam‑se os resumos das 9 melhores teses de mestrado em Economia e das 6 melhores teses de mestrado em Gestão, defendidas e aprovadas entre 2020 e 2022. As teses distinguidas tratam temas tão diversos como:
 

  • o salário mínimo e a distribuição salarial em Portugal
  • o impacto do imposto sobre refrigerantes nos produtores
  • a inovação e a resiliência das PME no setor do turismo durante a pandemia
  • o caminho das mulheres rumo à liderança

Os cursos de mestrados em Economia e em Gestão decorreram em sete universidades portuguesas: Universidade de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão), Universidade Nova (Nova School of Business and Economics), Universidade do Porto (Faculdade de Economia), Universidade Católica Portuguesa (Católica Lisbon School of Business and Economics), Universidade do Minho (Escola de Economia e Gestão), Universidade de Coimbra (Faculdade de Economia) e ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Com esta publicação, a Fundação Francisco Manuel dos Santos tem como objetivo promover o estudo académico da economia nacional.

Martim Leitão (Católica Lisbon School of Business and Economics) recebeu o prémio de Melhor Tese em Economia, com a dissertação «And Yet, They Last: The Employment and Productivity Effects of Crises on Firms in Portugal», orientada por Isabel Horta Correia e Joana Silva; e Sofia Canada (Faculdade de Economia da Universidade do Porto) recebeu o prémio pela Melhor Tese em Gestão, com a dissertação «The Role of Business and Innovation Strategies in Company Competitive Performance in an Uncertain Context», orientada por José Manuel Mendonça.
Consultor da área de Economia FFMS
Acessos rápidos
Documentos
Imagem de capa das «Melhores Teses de Economia e Gestão 2022»
Portuguese, Portugal