A
A
30
Ago 2026
09h00
a
06
Set 2026
18h00
Pousada de Jovens de Sintra

Escola de Verão 2026: (Des)informação e Democracia

Num mundo marcado pelo imediatismo da informação e pelas redes sociais, como distinguir factos de opiniões ou de «fake news»?

De 30 de agosto a 6 de setembro, em Sintra, terás a oportunidade de compreender melhor a importância de ter acesso a informação rigorosa e credível numa sociedade democrática.

Na Escola de Verão, vais aprofundar conhecimentos sobre a importância da comunicação social no funcionamento da democracia, desenvolver pensamento crítico, participar em debates e dinâmicas de grupo e trocar ideias com jornalistas, investigadores e especialistas na área dos media.

Revê os melhores momentos das edições anteriores em FFMS PLAY.

 

Num mundo marcado pelo imediatismo da informação e pelas redes sociais, qual é o papel do jornalismo na defesa da democracia? Como distinguir factos de opiniões ou fake news? De que forma os media influenciam a sociedade e moldam a opinião pública?

Se tens interesse em compreender melhor como se produzem e consomem notícias e qual a importância de ter acesso a informação rigorosa e credível numa sociedade democrática, esta Escola de Verão é para ti.

Ao longo de uma semana, terás oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o setor da comunicação social, desenvolver pensamento crítico, participar em debates e dinâmicas de grupo e trocar ideias com jornalistas, investigadores e especialistas na área dos media.

Além disso, haverá espaço para experimentares coisas novas, partilhares perspetivas diferentes, conheceres jovens de todo o país, e viveres uma experiência enriquecedora e divertida.

A participação, o alojamento, as deslocações e a alimentação são gratuitos.

Escola de Verão: (Des)informação e Democracia
30
Ago 2026
12h00
Receção aos participantes
13h00
Almoço
14h00
Dinâmicas de grupo e integração
15h00
Boas-vindas

Teresa Mourão-Ferreira, Diretora-Geral da Fundação Francisco Manuel dos Santos

Representante da Câmara Municipal de Sintra

15h30
Sessão de abertura

Francisco Teixeira da Mota, colunista e advogado do «Público», defensor da liberdade da imprensa

Rodrigo Miguel Cardoso, ativista pelos direitos humanos, alumni da Escola de Verão’22

17h00
Dinâmicas de grupo e integração (continuação)
18h00
Fim das atividades
31
Ago 2026
10h00
Visita guiada ao estúdio da SIC e redação do jornal «Expresso»
11h00
As melhores histórias da «Netflix» começam numa notícia

Joana Pereira Bastos, jornalista do «Expresso», autora do artigo «A Colónia», adaptado para teatro e cinema

13h30
Almoço
15h00
O quarto poder entra em ação: de «Watergate» à «Cambridge Analytica»

Felisbela Lopes, professora na Universidade do Minho, com investigação académica nas áreas da informação televisiva, do jornalismo e das fontes de informação

Miguel Carvalho, jornalista de investigação

17h30
Dinâmica de grupo
18h30
Fim das atividades
01
Set 2026
09h00
Atividade desportiva
10h30
Além do papel

Dora Santos Silva, professora na Nova FCSH, com investigação académica na área da inovação nos media

Tânia Pereirinha, editora-adjunta de podcast do «Observador»

Cátia Barros, jornalista de dados e interatividade no «Expresso»

Germano Oliveira, jornalista, editor e repórter na CNN Portugal

11h00
Grupos de trabalho
13h30
Almoço
15h00
Rua: Reportagem: Reel

Sofia da Palma Rodrigues, jornalista cofundadora da Divergente, revista digital de jornalismo narrativo

Luciana Maruta, jornalista e editora da Divergente

Ricardo Venâncio, fotógrafo e editor de imagem da Divergente

 

20h00
Fim das atividades
02
Set 2026
09h00
Dinâmica de grupo
10h00
O «Youtube» mais antigo do mundo

Diogo Batáguas, humorista e autor de programas de infotainment como «Conteúdo do Batáguas»

Pedro Vieira, guionista e apresentador de vários programas de infotainment para televisão, como o programa «Inferno» do Canal Q

Margarida Graça Santos, médica de família e comunicadora de ciência na área da saúde

13h00
Almoço
14h30
«Fake or Fact?»

João Mestre, coordenador de projetos editoriais do «Público», em representação do projeto «Público na Escola»

Rui Costa Lopes, investigador do ICS-UL na área da psicologia social

17h30
Fim das atividades
03
Set 2026
09h30
Rua: Reportagem: Reel

Sofia da Palma Rodrigues, jornalista cofundadora da Divergente, revista digital de jornalismo narrativo

Luciana Maruta, jornalista e editora da Divergente

Ricardo Venâncio, fotógrafo e editor de imagem da Divergente

13h30
Almoço
16h30
Votos e cliques: A democracia e o algoritmo

Inês Narciso, investigadora no MediaLab ISCTE-IUL na área da desinformação e das operações de influência

18h30
Fim das atividades
04
Set 2026
09h30
Atividade desportiva
11h00
O preço da informação

Dora Santos Silva, professora na Nova FCSH, com investigação académica na área da inovação nos media

Inês Cardoso, diretora-geral editorial do «Jornal de Notícias»

Catarina Carvalho, jornalista, fundadora e diretora da Mensagem de Lisboa

12h30
Almoço
13h30
Vamos criar um meio de comunicação?

Catarina Carvalho, jornalista, fundadora e diretora da Mensagem de Lisboa

14h
Grupos de trabalho
17h00
Sessão de encerramento
17h30
Fim das atividades
05
Set 2026
09h30-18h30
Atividades lúdicas
06
Set 2026
11h00
Regresso a casa
Portuguese, Portugal