A
A
5 Leituras #13, por Pedro Pita Barros: Pensar os serviços de saúde com uma lente económica

5 Leituras #13, por Pedro Pita Barros: Pensar os serviços de saúde com uma lente económica

Sugestões de leitura de Pedro Pita Barros, autor do livro «Pela sua saúde», publicado pela FFMS.
3 min
Novo artigo da rubrica «5 Leituras», em que um autor da Fundação sugere a leitura de cinco artigos publicados na internet, em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. Desta vez publicamos as sugestões de Pedro Pita Barros, o autor de «Pela sua saúde».

 

A ordem das leituras é arbitrária. Reflectem aspectos diferentes das discussões do funcionamento do sector da saúde usando uma “lente económica”. Por isso abrangem a utilização de princípios de economia na análise, informação sobre como está organizado o sistema de saúde português, e visões sobre a evolução desse mesmo sistema de saúde.

Portugal: Health Care Review
Publicação de Jorge de Almeida Simões et al para o EOHSP (em PDF)
(Em língua inglesa)

Para maior conhecimento do nosso sistema de saúde, um ponto de partida é o Relatório HiT Portugal  do European Observatory on Health Systems and Policies (e como recurso na internet, a página sobre Portugal). Cobre os principais aspectos do que caracteriza o nosso sistema de saúde.

A Nova Medicina
Livro de João Lobo Antunes
(Em língua portuguesa)

O livro de João Lobo Antunes, A Nova Medicina, é uma visão de um médico que se destacou pelo seu pensamento, sobre a evolução recente e futura da medicina. Aprende-se muito com poucas páginas de leitura sobre o que é e será o exercício da medicina, central para perceber a “economia” de um sector e o papel dos vários intervenientes.

Um futuro para a saúde: todos temos um papel a desempenhar
Projecto de Nigel Crisp
(Em língua portuguesa)

A reflexão liderada por Nigel Crisp sobre uma visão para o sistema de saúde português é aplicável a qualquer sistema de saúde e apesar de ter quase três anos permanece actual. Algumas das ideias vão fazendo o seu caminho, outras precisam ainda de o começar.

Artigos de Atul Gawande
Página com os textos deste autor da New Yorker
(Em língua inglesa)

Os artigos de Atul Gawande na New Yorker são sempre bem escritos e interessantes. Ainda que naturalmente centrados no sistema de saúde dos Estados Unidos, não deixa de conter elementos de reflexão e interesse úteis para perceber os sistemas de saúde.

Uncertainty and the welfare economics of medical care
Artigo científico de Kenneth Arrow
(Em língua inglesa)

Para se compreender os elementos essenciais do que é a análise económica aplicada à saúde ainda é útil ir às origens, em concreto o artigo clássico “Uncertainty and the welfare economics of medical care”,  com mais de 50 anos e devido a Kenneth Arrow, prémio Nobel da Economia.

Malditos – histórias de homens e de lobos
Livro de Ricardo J. Rodrigues
(Em língua portuguesa)

E como bónus, uma sexta sugestão, Malditos – histórias de homens e de lobos, relacionada com saúde num sentido muito mais amplo. Ou talvez não relacionada, mas uma excelente leitura.

Pedro Pita Barros é autor de «Pela sua saúde», ensaio publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor.

Portuguese, Portugal