"A apresentação do estudo «Literatura e ensino do Português» foi seguido do debate sobre como «É importante que a literatura esteja presente no Ensino do Português?». O evento contou com as presenças de José Cardoso Bernardes, professor de Literatura da Universidade de Coimbra e director da Biblioteca-Geral da Universidade de Coimbra, Rui Mateus, professor do Ensino Básico e Secundário, Helena Buescu, Professora da Universidade de Lisboa e Nuno Camarneiro, escritor, vencedor do Prémio Leya, Professor Universitário.
Dia 22 de Outubro, às 17h30 na Pastelaria Benárd, no Chiado pensa-se se é importante que a literatura esteja presente no Ensino do Português. A discussão em torno do valor pedagógico da literatura não é um fenómeno novo: qual o lugar que as Humanidades, em geral, e a Literatura, em particular, devem ocupar na Escola?
Mais do que inventariar causas, este estudo procura sugerir vias para a resolução de um problema que se sente em boa parte dos países europeus. Contrariando as orientações exageradamente especializadas que vêm prevalecendo no domínio do Ensino da língua materna, esta proposta assenta, sobretudo, numa extensão da cultura literária do professor de Português, enquanto transmissor de conhecimentos e de entusiasmos. Finalmente, o livro que agora se publica assenta na certeza de que o contacto com a Literatura, para além dos benefícios que cada aluno dele pode colher em termos de sensibilidade e de maturação pessoal, favorece o cumprimento de um importante desígnio da Escola de hoje: a aprendizagem da cidadania, através da interpretação lúcida e informada dos livros e do mundo.
Com José Cardoso Bernardes, Professor de Literatura da Universidade de Coimbra, Director da Biblioteca-Geral da Universidade de Coimbra; Rui Mateus, professor do Ensino Básico e Secundário; Helena Buescu, Professora da Universidade de Lisboa e Nuno Camarneiro, escritor, vencedor do Prémio Leya, Professor Universitário."
Todos os anos, um mês dedicado à Ciência e à Educação. Com entrevistas e debates com grandes figuras internacionais e nacionais, que trazem ao público as últimas investigações científicas e novidades na aprendizagem. Do universo, à biologia, do cérebro à alimentação, passando pela leitura ou pela capacidade da memória.