O quinto compromisso
Portugal precisa que todas as suas escolas públicas ofereçam um ensino de alta qualidade a todos os alunos. O setor da educação pública é responsável por mais de 85% dos alunos em idade escolar e será sempre o “educador de último recurso”. Conforme as escolas evoluírem, assim evoluirá a futura força de trabalho e a sociedade em geral. O que esses alunos aprendem hoje afeta não só o seu futuro, mas o de todos os seus concidadãos.
Este estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, da autoria de Margaret E. Raymond e Yohannes Negassi, tem como objeto o ensino público em Portugal, procurando fazer uma análise do seu panorama atual e apresentando um possível modelo de reforma que permita dar resposta aos desafios que as escolas públicas têm e terão diante de si. Nesse sentido, o estudo debruça-se sobre questões como:
- os resultados obtidos pelos alunos portugueses;
- os fatores económicos e sociais que poderão ter influência nesses resultados;
- o impacto que o sistema de organização do ensino público em Portugal terá nesses resultados;
- as desigualdades existentes no ensino público em Portugal e as injustiças que delas decorrem;
- o que poderá ser preciso mudar nas escolas portuguesas para melhorar esses resultados;
- as vantagens da adoção de sistema de medição e de gestão do desempenho escolar.
O sistema aqui proposto usa uma estrutura de desenvolvimento que visa promover o domínio do conhecimento junto de alunos, professores e diretores escolares, ao mesmo tempo que fornece informações transparentes aos responsáveis políticos e outros atores-chave. Com este estudo, a Fundação visa dar um contributo para o debate público em torno deste setor tão fundamental para o futuro do país.