É uma realidade: todos somos sensíveis à beleza. Mas, seremos inteiramente conscientes disso? Até que ponto isso pode afetar aspetos significativos da nossa vida? E, de que modo pode a beleza influenciar as nossas escolhas ou perceções na política?
Ana Sofia Martins arranca o episódio com um estudo de Yale que já dá que pensar. E, José Santana Pereira inicia as suas respostas falando sobre as normas de beleza e estética que foram dominando e variando consoante as épocas, e as diferentes culturas.
Contudo, este preâmbulo suave é um ótimo aperitivo para o que ambos vão revelar a seguir, com exemplos concretos e estudos bem demonstrativos. É que os critérios que nos fazem julgar um político de acordo com a sua beleza ou as suas preferências de estilo, beneficiam ou penalizam homens e mulheres de forma diferente. Não são iguais para a esquerda e a direita, dependem da maior ou menor quantidade de informação disponível e são influenciados por um consumo elevado da televisão.
Venha surpreender-se.
4 comunicadores, 4 especialistas, 4 temas - Economia, Sociedade, Política e Ciência -, todas as semanas no [IN]Pertinente.
[IN]Pertinente: um confronto bem disposto entre a curiosidade e o saber. Porque quando há factos, há argumentos.
[IN]Pertinente é um podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos que pretende dar respostas às perguntas de todos, contribuindo para uma sociedade mais informada.