A crise da habitação nas grandes cidades - uma análise
O aumento do preço das casas e do arrendamento tem superado o dos salários, dificultando o acesso à habitação, sobretudo em Lisboa e no Porto. O preço das casas tem, assim, contribuído para acentuar as desigualdades em Portugal. Este «policy paper» da Fundação sugere políticas públicas de curto, médio e longo prazo para resolver a crise da habitação que o país enfrenta, com base em políticas de habitação adotadas por outros países.
2 min
A crise da habitação nas grandes cidades
Este policy paper da Fundação Francisco Manuel dos Santos, analisa a evolução do mercado imobiliário no país – com um maior foco em Lisboa e no Porto – e propõe estratégias para responder às dificuldades no acesso à habitação.
A investigação olha para a dinâmica do mercado imobiliário português nos últimos anos, para responder a questões como:
- Qual foi o impacto da pandemia no acesso à habitação?
- Como está o mercado a reagir ao aumento da inflação?
- Há ou não uma sobrevalorização dos preços das casas?
- O que podemos aprender com a experiência internacional em política de habitação?
- Que estratégias pode Portugal adotar para garantir casas para todos os cidadãos?
Com este policy paper, a Fundação procura contribuir para um conhecimento mais profundo da evolução do mercado imobiliário em Portugal e facilitar a definição de políticas de habitação adequadas aos desafios que o país enfrenta.
Não existem soluções imediatas para o problema do acesso à habitação, que previsivelmente continuará a agravar-se nos próximos anos. São necessárias uma visão de longo prazo e uma abordagem integrada ao problema: a nível macro, por meio de políticas governamentais e municipais coerentes, e a nível micro, através de projetos individuais.