A
A
Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre a diversificação e o crescimento da economia portuguesa.

Diversificação e crescimento da economia portuguesa

Como pode a economia portuguesa crescer mais? Que políticas podem os governos implementar para fomentar o crescimento económico no nosso país? Que vantagens e desvantagens comparativas tem Portugal? Encontre a resposta a estas e outras questões neste estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
2 min
Documentos
Diversificação e crescimento da economia portuguesa

A definição de políticas públicas que promovam o crescimento económico é uma das mais importantes questões para um Governo. A teoria económica sugere que o crescimento económico está fortemente associado à divisão do trabalho. Nesse sentido, aquelas políticas públicas devem focar-se em produtos e serviços nos quais um país tem vantagem em especializar-se.

Este estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos visa precisamente contribuir para a definição das políticas públicas portuguesas de promoção do investimento mediante a:

 

  • identificação de oportunidades específicas de diversificação da estrutura produtiva portuguesa;
  • identificação das condições institucionais necessárias para a promoção das oportunidades identificadas.


Este estudo procura, numa primeira parte, avaliar se a associação entre o crescimento do rendimento per capita e a complexidade económica inicial de cada país, identificada pelos estudos anteriores, se mantém quando temos em consideração as características específicas de cada país. Com esse objetivo em mente, o estudo procura também identificar os produtos-oportunidade com potencial para aumentar a complexidade económica de Portugal e quantificar o seu potencial de crescimento económico.

Numa segunda parte, o estudo procura analisar as condições institucionais, nomeadamente em termos de políticas públicas de inovação e de atração de investimento direto estrangeiro, necessárias à concretização de oportunidades de diversificação no
cluster das tecnologias de produção e no cluster das indústrias aeronáutica, do espaço e da defesa, com o objetivo de retirar recomendações concretas e não apenas uma mera identificação genérica de condições tendencialmente favoráveis ao objetivo pretendido.

Os produtos-oportunidade com maior potencial para aumentar a complexidade económica de Portugal concentram-se nas secções de: máquinas e equipamentos; produtos químicos; plásticos, borracha, e produtos nestes materiais; material de transporte; e ainda instrumentos e aparelhos.
Acessos rápidos
Documentos
Diversificação e crescimento da economia portuguesa