A
A
O Ensino da História
O Ensino da História

The Teaching of History

Nº. 28 SETEMBRO 2012

Nas sociedades ocidentais da atualidade, muito mais do que limitações ao nível dos recursos materiais e humanos, é no domínio cultural ou ideológico que residem os maiores bloqueios. Um dos mais importantes fatores explicativos dessa situação é a herança secular do materialismo dialético que, ao penetrar no pensamento de senso comum um pouco por todo o mundo, tornou-nos a todos, de uma ou de outra forma, depositários de versões (ultra)simplificadas das teorias de Karl Marx. Tendemos a não duvidar que as condições económicas determinam muito daquilo que pessoas e grupos são ou valem. Se há nisso uma inegável verdade, andamos há muito a exagerar na dose, o que nos arrasta para vícios de perceção da realidade. Quanto maiores os recursos materiais, maior a tentação de se deitar dinheiro para cima dos problemas. Em muitos casos, essa atitude agrava as dificuldades porque alimenta bloqueios culturais que impedem a procura de soluções eficazes fora do ciclo materialista. O resultado é vivermos numa época de incapacidade em isolar as questões culturais das questões materiais. Desse modo, dificilmente se percebe que uma melhor regulação da vida institucional ao nível dos comportamentos e atitudes pode ser, em si, condição essencial para a melhoria sustentável do bem-estar coletivo.
More details
Dimensions
7 × 130 × 200 mm
ISBN
978-989-8424-67-9

Book available only in Portuguese

Buy