Educação

Ensino Profissional

PUBLICADO EM novembro 2013
* 10% desconto incluído. Portes de envio grátis para Portugal Continental e Ilhas.
Sobre
Ver

Sinopse

"Existem bases para que se possa aspirar a um maior reconhecimento e a uma maior possibilidade de transferência de qualificações dentro da União Europeia, em determinadas condições, com ou sem o mecanismo do Quadro Europeu de Qualificações. A primeira base é a existência de convergências substanciais entre sistemas nacionais de Emprego e Formação Profissional que poderão levar a um agrupamento em «famílias» de sistemas. A segunda base é a existência de convergências nas qualificações profissionais." Michaela Brockmann, Linda Clarke e Christopher Winch "Os jovens devem ser ajudados a desenvolver a sua identidade (1º ciclo do ensino básico) e a planear a sua carreira (2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário). O estabelecimento de pontes com o mundo do trabalho deve ser valorizado, devendo o sistema educativo promover o envolvimento dos alunos em experiências de trabalho que podem assumir formas diversas e com graus variados de intensidade." Maria Paula Paixão

Autoria

Coordenação e autoria

  • Christopher Winch
    Christopher Wrinch, doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de Bradford em 1982, é Professor de Filosofia e Política Educativa no King’s College de Londres. Dirigiu o Departamento de Educação e Estudos Profissionais de 2008 a 2012, foi presidente da Sociedade de Filosofia da Educação da Grã-Bretanha de 2008 a 2011 e é vice-presidente honorário da mesma sociedade. Os seus principais interesses de investigação são a Filosofia da Educação e o conhecimento profissional e vocacional assim como a aplicação da investigação à prática profissional. É membro do Centro de Investigação em Políticas Públicas em Londres. É autor de numerosos livros e artigos.
  • Paula Paixão
    Paula Paixão, doutorada em Psicologia pela Universidade de Coimbra em 1996, é Professora Associada na Faculdade de Pedagogia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra. Investiga no Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social. Tem estudado a motivação vocacional assim como o desenvolvimento académico e de carreira de crianças e jovens, sendo autora de vários trabalhos nessa área.

Partilhar