Educação

A avaliação dos alunos

PUBLICADO EM outubro 2012
* 10% desconto incluído. Portes de envio grátis para Portugal Continental e Ilhas.
Sobre
Ver

Sinopse

"A recuperação de conhecimento não é, portanto, apenas uma ferramenta para avaliar a aprendizagem, mas também um meio para aperfeiçoar essa aprendizagem." Jeffrey Karpicke, Universidade de Purdue “A avaliação está e continuará a estar na ordem do dia. Sobre ela, alunos, professores, directores de escolas, especialistas da educação, decisores governamentais e pais terão a sua própria opinião, que, apesar de algum consenso recente sobre as vantagens dos exames, está longe de ser unânime” Carlos Fiolhais, FFMS

Autoria

Coordenação e autoria

  • Jeffrey Karpicke
    Jeffrey Karpicke é professor associado de Psicologia na Universidade de Purdue e especialista na aplicação da psicologia cognitiva à educação. É mestre e doutorado em Psicologia pela Universidade de Washington em St. Louis.   A sua investigação faz-se na interface entre a ciência cognitiva e a educação, com especial ênfase na importância dos processos de recordação na aprendizagem. O seu objectivo é identificar estratégias eficazes que promovam a aprendizagem significativa a longo prazo e a compreensão.   É autor de mais de vinte publicações, incluindo dois artigos na Science Magazine. Em 2011, foi nomeado «estrela em ascensão» pela Associação de Ciências Psicológicas e em 2012 recebeu o prémio Carreira da Fundação Nacional para a Ciência.  É director do Laboratório de Cognição e Aprendizagem na Universidade de Purdue.
  • Hélder Diniz de Sousa
    Hélder de Sousa é licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1980), professor do ensino secundário desde 1978, leccionou diversas disciplinas na área da formação inicial — Geografia, Ciências do Ambiente, Introdução ao Desenvolvimento Económico e Social (IDES). Director de Serviços de Exames do GAVE, de 2004 a 2010, e director do GAVE desde Março de 2010. Coordenador dos relatórios nacionais de Testes Intermédios e de Exames Nacionais de 2009 a 2011. Co-autor de manuais escolares de Geografia dos ensinos básico e secundário.
  • Leandro S. Almeida
    Leandro S. Almeida é Professor catedrático do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutorou-se em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação, na Universidade do Porto, em 1987, e prestou provas de agregação em Psicologia na Universidade do Minho em 1994. É autor de duas centenas de trabalhos, entre livros, capítulos de livros e artigos, publicados em Portugal e no estrangeiro. Foi director do Centro de Estudos em Educação e Psicologia da Universidade do Minho (1997/99); vice-presidente do Conselho Académico (2000/02) e vice-reitor (2006/09); sendo actualmente presidente do Instituto de Educação.

Partilhar