Educação

Aprender uma segunda língua

PUBLICADO EM dezembro 2011
* 10% desconto incluído. Portes de envio grátis para Portugal Continental e Ilhas.
Sobre
Ver

Sinopse

"A aprendizagem de segundas línguas está a deixar de pertencer ao âmbito da escola, sendo apenas objecto de uma disciplina, tendo o professor como único interlocutor possível, para ocupar diversas esferas do espaço social." Carmen Muñoz, Universidade de Barcelona "Aquilo que um responsável pela política educativa nacional devia perguntar é qual o verdadeiro nível de competência em línguas estrangeiras que os alunos portugueses vão conseguir atingir no final da sua escolaridade obrigatória. Esta questão não está ainda respondida por nenhum país da União Europeia." Carlos Ceia

Autoria

Coordenação e autoria

  • Carmen Muñoz
    Professora de Linguística Inglesa e Linguística Aplicada na Universidade de Barcelona
    Carmen Muñoz é Professora de Linguística Inglesa e Linguística Aplicada na Universidade de Barcelona e coordenadora do grupo de investigação GRAL. Os seus interesses de investigação são nos campos da aquisição de língua estrangeira e bilinguismo. Dirigiu vários projectos de investigação financiados pelo Ministério da Educação Espanhol e também participou em projectos internacionais. Licenciada em Licenciada em Psicologia e Filologia Inglesa (Universidade de Barcelona), mestre em Linguística Aplicada (Universidade de Reading) e doutorada em Linguística Inglesa (Universidade de Barcelona), é actualmente vice-presidente da European Second Language Association (EUROSLA).
  • Carlos Ceia
    Investigador do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies
    Carlos Ceia é Professor associado com agregação da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas. Director do ILNOVA (Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa). Investigador do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies.
  • Luísa Araújo
    Especializada na área da Literacia/Bilinguismo e no ensino de línguas estrangeiras
    Luísa Araújo é Doutorada em Ciências da Educação, pela Universidade de Delaware. Especializou-se na área da Literacia/Bilinguismo e no ensino de línguas estrangeiras. Foi docente no Ensino Superior nos Estados Unidos e em Portugal e tem vários trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais. Actualmente é investigadora no Joint Research Centre da União Europeia em Ispra, Itália. Nesta capacidade, tem prestado apoio científico à aplicação de testes em várias línguas estrangeiras a alunos do ensino secundário em vários países europeus.

Partilhar