Da Capa à Contracapa

Da Capa à Contracapa

Programa semanal da Fundação, em parceria com a Rádio Renascença: um espaço para ler e descodificar temas importantes.

«Da Capa à Contracapa» é o novo programa de rádio da Fundação Francisco Manuel dos Santos com a Rádio Renascença. Um programa que descodifica os grandes temas do país e do mundo. Todos os sábados às 9:30. na rádio e na internet. A moderação cabe a José Pedro Frazão. O genérico do programa é da autoria do compositor e pianista Mário Laginha.

11/11/2017 - Orçamento do Estado à mesa
Com a ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite e o economista e professor Pedro Pita Barros, da Universidade Nova de Lisboa.

04/11/2017 - A corrupção
Com Luís de Sousa, autor do livro Corrupção, e Maria José Morgado, Procuradora-geral Distrital de Lisboa.

28/10/2017 - Ciência e pseudociência à portuguesa
Com Carlos Fiolhais, autor de A ciência em Portugal, e David Marçal, autor de Pseudociência e coordenador da rede GPS - Global Portuguese Scientists.

21/10/2017 - A Rússia 100 anos depois da Revolução
Com José Milhazes, autor de Rússia e Europa: uma parte do todo, e Bernardo Pires de Lima, autor de Putinlândia e de Portugal e o Atlântico.

14/10/2017 - Mobilidade social. É possível "subir na vida" em Portugal?
Com Teresa Bago d’Uva, uma das autoras do estudo Mobilidade Social em Portugal, e Vasco Ramos, sociólogo especializado em classes e desigualdades sociais.

07/10/2017 - Como é e como deveria ser o Ensino Superior em Portugal?
Com João Queiró, autor do ensaio O Ensino Superior em Portugal, e António Feijó e Miguel Tamen, autores de A Universidade como deve ser.

30/09/2017 - Em que pé está a igualdade?
Com os economistas Susana Peralta e Fernando Alexandre. A propósito do Encontro da Fundação 2017, sobre o tema da igualdade.

23/09/2017 - As eleições alemãs
Com Vítor Bento, autor de Economia, moral e política, Margarida Marques, deputada na Assembleia da República e ex-Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, e Miguel Poiares Maduro, especialista de Direito Europeu e ex-Ministro Adjunto do Desenvolvimento Regional.

16/09/2017 - Autárquicas. Como é o poder local hoje?
Com Carlos Jalali, o autor de Partidos e sistemas partidários, e António Lobo Xavier, membro do Conselho de Administração da FFMS.

09/09/2017 - Portugal não está a envelhecer de "forma saudável"
Com Fernando Ribeiro Mendes, autor de Segurança Social: o futuro hipotecado, e Maria João Valente Rosa, directora da Pordata.

02/09/2017 - O que mudou na educação ao longo dos anos?
Com dois antigos ministros da Educação: Eduardo Marçal Grilo e David Justino.

26/08/2017 - O Portugal que exporta
Com Filipe S. Fernandes, autor de Os exportadores portugueses, e o Presidente da AICEP, Luís de Castro Henriques. Moderação de António Costa, director do jornal Eco.

19/08/2017 - ​Como nascem os livros?
Com Inês Fonseca Santos, autora de Vale a pena?, e os escritores Paulo José Miranda e Mário de Carvalho, com moderação de João Paulo Cotrim.

12/08/2017 - Estará Trás-os-Montes condenado ao abandono?
Com o escritor José Rentes de Carvalho e o jornalista e também autor da Fundação, Henrique Raposo, numa conversa moderada por David Lopes, director da FFMS.

04/08/2017 - Mais igualdade é possível? Na Madeira, Martim Moniz e Cova da Moura, há três casos exemplares
Com a médica Tânia Bonifácio, o ex-recluso Johnson Semedo e o professor Joaquim Sousa. Moderação de Bárbara Reis, directora da Revista XXI, Ter Opinião n.º 8.

29/07/2017 - O que podemos fazer pelas nossas cidades?
Com Álvaro Domingues, geógrafo autor de «Cidade esponja», ensaio publicado na revista XXI, Ter Opinião nº 4, e a socióloga Luísa Schmidt, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

22/07/2017 - Portugal e o Mar
Com Tiago Pitta e Cunha, autor de Portugal e o Mar, e Bernardo Pires de Lima, autor de Portugal e o Atlântico.

15/07/2017 - O Interior está condenado ao abandono?
Com Henrique Pereira dos Santos, autor de Portugal: paisagem rural, e Helena Freitas, bióloga da Universidade de Coimbra que presidiu à Unidade de Missão de Valorização do Interior.

08/07/2017 - Que desafios enfrenta a família em Portugal?
Conversa sobre o estudo Determinantes da Fecundidade em Portugal. Com a autora e demógrafa da Universidade de Évora, Maria Filomena Mendes, e o pediatra Mário Cordeiro, autor do livro Crianças e Famílias num Portugal em Mudança.

01/07/2017 - Os 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal
Com o advogado António Vitorino e Francisco Teixeira da Mota, autor de 'A liberdade de expressão em tribunal'.

24/06/2017 - Religiosidade popular e outras expressões de fé
Com Bruno Vieira Amaral, autor de Aleluia!e Alfredo Teixeira, especialista em Ciências da Religião da Universidade Católica Portuguesa.

17/06/2017 - O futuro dos livros, entre o Twitter e o tédio
Com Francisco José Viegas, editor da Quetzal e ex-Secretário de Estado da Cultura, e António Araújo, director de publicações da FFMS.

10/06/2017 - 10 de Junho. Portugal e os portugueses
Com Raquel Vaz-Pinto, a autora de Os Portugueses e o Mundo, e Luís Amado (ex-Ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros e curador da FFMS).

03/06/2017 - Dia Mundial do Ambiente: como tornar Portugal mais sustentável?
Com Sofia Guedes Vaz, autora do ensaio «Ambiente em Portugal», e Viriato Soromenho Marques, professor, filósofo, especialista em ética, educação e políticas ambientais.

27/05/2017 - Podem os portugueses confiar na Justiça?
Com Nuno Garoupa (autor de 'O governo da Justiça') e Mariana França Gouveira (coordenadora do estudo 'Justiça económica em Portugal').

20/05/2017 - Precisamos de imigrantes
Com João Peixoto, Maria Teresa Medeiros Garcia e Vítor Escária, autores do estudo Migrações e sustentabilidade demográfica.

06/05/2017 - O futuro da Europa joga-se em França
Com Pedro Magalhães, director científico e autor de Sondagens, Eleições e Opinião Pública, e Marina Costa Lobo, cientista política do ICS-UL.

29/04/2017 - O Dia do Trabalhador com um olhar sobre o sector do turismo
Com Inês Brasão, autora de Hotel, os Bastidores, e Vera Gouveia Barros, autora de Turismo em Portugal.

22/04/2017 - "Fechar a França não faz sentido"
Com Jaime Gama, presidente da FFMS, Pedro Magalhães, director científico da FFMS, e Joana Carvalho Fernandes, autora de A porteira, a madame e outras histórias de portugueses em França.

Ver

Partilhar