Conheça o seu munícipio!

Política e Sociedade

Conheça o seu munícipio!

Conheça os números do seu município e região de portugal com os novos quadros-resumo da pordata. São 308 municípios e 41 regiões apresentados através de 80 indicadores-chave para 2009, 2013 e 2015.

Conheça os números do seu município e região de Portugal com os novos quadros-resumo da pordata. São 308 municípios e 41 regiões apresentados através de 80 indicadores-chave para 2009, 2013 e 2015.

A PORDATA disponibiliza um novo conjunto de números-chave sobre cada um dos 308 municípios e respectivas regiões de Portugal. Ao todo, são 349 quadros-resumo, baseados exclusivamente em fontes oficiais, que comparam dados de 2009 e 2013 – anos das duas últimas eleições – com a realidade mais recente (2015).

A Pordata seleccionou para os Quadros-Resumo 80 indicadores-chave reunidos numa só tabela, entre os mais de 660 que estão disponíveis da Base de dados Pordata Municípios.

Cada munícipe ou autarquia dispõe assim de um perfil do seu município e pode compará-lo com momentos anteriores ou com a sua região, a propósito de temas vários: desde a população, saúde, emprego ou educação, às finanças autárquicas, participação eleitoral e turismo.

Quantos habitantes tem um município? Esses habitantes são em número superior ou inferior a 2009 e a 2013? Qual é o saldo financeiro da Câmara Municipal e quanto representam os impostos nas receitas da autarquia? Quantos estabelecimentos de ensino e de saúde existem no município? O município é mais ou menos envelhecido do que a média do país? Como tem evoluído o número de desempregados inscritos nos centros de emprego do município? E as remunerações médias mensais dos trabalhadores? O poder de compra no município é menor ou maior que o da Região onde se insere, e tem aumentado ou diminuído nos últimos anos? Estas são apenas algumas das inúmeras questões que podem esclarecer a partir dos factos apresentados em cada quadro-resumo do município.

 “Cada Quadro é, no essencial, uma fotografia do município ou da região em três momentos no tempo: 2009, 2013 e 2015” refere a Directora da PORDATA, Maria João Valente Rosa.

“O que é inédito nestes quadros é o facto de ser possível comparar, de forma simples e imediata, vários indicadores, de diferentes temas, em anos-chave da vida das regiões e dos municípios: os anos de eleições autárquicas recentes. Algo que acreditamos poder ser muito útil às autarquias e a quem nelas vive,” conclui.

Os Quadros-resumo podem ser descarregados para formatos PDF e Excel e estão disponíveis AQUI

Ver

Partilhar