Beyond PISA Results
Educação

Beyond PISA Results

16 maio 2017
Beyond PISA Results
LOTAÇÃO ESGOTADA. Assista em streaming!

2017

16 maio
09h30 - 17h30
Auditório do CNE

Beyond PISA Results

A análise de como a informação obtida através do PISA pode ser usada para identificar aspectos fundamentais dos sistemas educativos e informar políticas públicas. Com Tim Oates (Cambridge), Patricia Perez (Comissão Europeia) e Andreas Schleicher (OCDE), entre outros. Conheça o programa completo.

O Conselho Nacional de Educação organiza a Conferência Internacional Beyond PISA Results, que irá reunir perspectivas nacionais e internacionais sobre o PISA. O objectivo da conferência será discutir como a informação obtida através do PISA pode ser usada para identificar aspectos fundamentais dos sistemas educativos e informar políticas públicas que visem promover a qualidade e equidade do sistema educativo. Irá também a debate o modo como os dados que resultam das avaliações internacionais são e podem ser usados, trabalhados e comunicados para e pelos diversos actores educativos (decisores políticos, comunicação social, escolas, estudantes e famílias).

Clique aqui para assistir em directo via streaming, a partir das 9:30.

O inquérito internacional PISA tem como objectivo avaliar os sistemas educativos ao testar as competências e conhecimento dos alunos de 15 anos. Deste teste resulta uma das maiores bases de dados sobre os sistemas educativos a nível internacional.

De acordo com o site da OCDE, na edição do PISA de 2015, mais de meio milhão de estudantes fizeram o teste e foram avaliados a Matemática, Ciências, Leitura, Resolução de problemas e literacia financeira. Os dados do inquérito PISA não são apenas os resultados do teste, mas também os dados que resultam dos questionários de contexto preenchidos por alunos, directores de escolas, pais e professores.

Com o intuito de trabalhar de forma mais aprofundada todos estes dados disponíveis, foi criado o projecto aQeduto (www.aqeduto.pt), uma parceria entre o Conselho Nacional de Educação e a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Este projecto de investigação pretende analisar as bases de dados PISA de 2000 a 2012, destacando temáticas através de análises quantitativas que ajudam a compreender e explicar a evolução positiva dos alunos portugueses nos testes PISA, identificando os pontos fracos e fortes do sistema educativo português em comparação com outros países europeus. O projecto tem igualmente como objectivo trazer evidência sobre temáticas da educação a um público especialista e decisores políticos, mas também a um público não especialista. Para tal, realizaram-se 11 fóruns entre Dezembro de 2015 e Novembro de 2016, onde foram apresentados os dados e análises. Para além disso, os dados mais recentes do PISA 2015 estão actualmente a ser integrados no projecto.

 

Conheça aqui o programa completo

Partilhar