A
A
Os-sonhos-do-futebol-portugues

Os sonhos no futebol português são à nossa dimensão, reduzida

Opinião de Fernando Sobral sobre o mercado de transferências de Inverno para os três grandes do futebol português
3 min
Pedimos a Fernando Sobral umas palavras sobre o mercado de transferências de Inverno para os três grandes do futebol português. O autor do livro 'Futebol, o estádio global' refere os nomes dos futebolistas que entraram e dos que poderão sair até 31 de Janeiro.

No futebol alguns sonhos são perfeitas utopias. Nenhum clube português poderia abrir os cordões à bolsa e contratar um jogador por 160 milhões de euros como fez o Barcelona quando abriu as portas para Philippe Coutinho. Por isso, os sonhos portugueses são feitos à nossa dimensão, mais reduzida. Passam por comprar bem e barato e vender caro, porque a pressão bancária é forte.

Seja como for, os principais clubes portugueses sonham com o título, já que só o primeiro lugar na Liga dá, na próxima época, acesso directo à Liga dos Campeões e ao oxigénio das suas receitas. E, assim, um dos “três grandes” ficará de fora do bolo. Assim FC Porto, Sporting e Benfica estão a encarar a janela de transferências de Janeiro de forma diferente.

O Sporting tem estado particularmente activo no mercado com as aquisições do médio brasileiro Wendel (que terá custado perto de 7,5 milhões de euros), de Misic, médio croata (3 milhões de euros), e de Ruben Ribeiro, transferido do Rio Ave por cerca de 500 mil euros. Mas o Sporting quer também mais jogadores, especialmente um defesa central e um avançado. E os bons custam dinheiro. Investimentos fortes que terão de ter um contraponto: vendas. Alan Ruiz poderá sair por 6 milhões, Jonathan Silva por 4,5, Bryan Ruiz por 1. Mas há mais investimento que vendas.

O FC Porto também quer um central, um médio e um avançado, mas está relutante em ir ao mercado. Seria bom se Casillas e Maxi Pereira saíssem, devido aos elevados salários. E poderá ainda haver a saída de Marega para terras inglesas.

No Benfica também há mais a tentação de venda do que de compra, embora haja sectores que necessitem reforços: o Benfica precisa de um central, de um trinco e de um defesa direito. Para o miolo chegou Rakip, a custo zero. Haverá mais. Nas vendas, está certo o empréstimo de Lisandro ao Inter de Milão (que poderá vir a comprar o jogador por 10 milhões de euros). Talvez saia Carrillo para o Watford (15 milhões) e Cristante para o Atalanta (4 milhões). E parece já estar apalavrado Grimaldo para Itália (30 milhões, mas só em Junho). Muitos milhões. Mas cada vez menos para comprar.

Fernando Sobral é autor de Futebol, o estádio global, um ensaio publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor

Portuguese, Portugal