A
A
5 Leituras #18, por Tiago Fernandes: Não há democracia sem partidos conservadores

5 Leituras #18, por Tiago Fernandes: Não há democracia sem partidos conservadores

Sugestões de leitura de Tiago Fernandes, autor do livro «Sociedade Civil», publicado pela FFMS.
2 min

Novo artigo da rubrica «5 Leituras», em que um autor da Fundação sugere a leitura de cinco artigos ou a visualização de vídeos publicados na internet, em língua portuguesa, espanhola ou inglesa. Desta vez publicamos as sugestões de Tiago Fernandes, autor do livro «Sociedade Civil».

V-Dem Annual Report 2017​. Democracy at Dusk?
Anna Lührmann, Staffan I. Lindberg, Valeriya Mechkova, Moa Olin, Francesco Piccinelli Casagrande, Constanza Sanhueza Petrarca, Laura Saxer
(Em língua inglesa)

O primeiro relatório anual sobre o estado da democracia no mundo, pelo projecto internacional Varieties of Democracy (V-Dem), do qual a FFMS é co-financiadora. Conclusão preocupante: há sinais de retrocesso democrático à escala global nos últimos quinze anos.

Policy Dialogue Day 2017: V-Dem Annual Report 2017 by Prof. Staffan I. Lindberg
(Em língua inglesa)

Vídeo de apresentação do relatório.

V-Dem – Southern Europe
(Em língua inglesa)

O centro regional V-Dem para a Europa do Sul, baseado na FCSH-UNL e também financiado pela FFMS. A partir da análise de dados quantitativos compilados pelo centro, assim como pela FFMS, três livros serão publicados entre Dezembro de 2017 e 2020 sobre temas variados como consolidação e qualidade da democracia, cultura política, sociedade civil e corrupção. A consulta de dados é de acesso livre.

Disobedient Democracy
(Em língua inglesa)

O site do projecto Disobedient Democracy, a primeira tentativa de compilar séries estatísticas de longa-duração sobre protesto nos países da periferia sul da Europa.

Conservative Parties and the Birth of Democracy
Livro de Daniel Ziblatt
(Em língua inglesa)

Sem partidos conservadores fortes, não há democracia. É esta a conclusão do excelente livro de Daniel Ziblatt, acabado de publicar, sobre a história da democratização europeia dos séculos 19 e inícios do sec. 20. Importantes lições para os dilemas e desafios das democracias contemporâneas.

Tiago Fernandes é autor de «Sociedade Civil», ensaio publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

 

O acordo ortográfico utilizado neste artigo foi definido pelo autor.

Portuguese, Portugal